.

 Inscreva-se Para Receber meu

TREINAMENTO SEMANAL GRATUITO

Sobre  Como Construir um Negócio Incrível, Estratégias de Simples Implementação, Ferramentas Práticas que te tragam mais Sucesso, Vendas & Clientes, Empoderamento, Mentalidade Próspera com Alto-Astral e Bom-Humor. 

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

5 Maneiras de Entrar em FLOW

12/09/2016

Já aconteceu de você estar trabalhando em algo, tão profundamente, que nem sentiu o tempo passar? E mesmo você trabalhando duro no seu plano, por horas a fio, não sentiu nem uma pontinha de cansaço e estava totalmente energizada? Você sente que foi atingida por poderes mágicos que te deixaram produtiva e muito criativa…

Isso é o que a psicologia chama de “estado de fluxo”, um estado em que sentimos e executamos nosso melhor. Estamos concentradas e focadas em uma atividade.

Mais do que incrível, não é mesmo?  

O legal aqui é que é algo totalmente natural. O problema é que a maioria das pessoas não sabe como chegar a esse “estado de flow” a todo momento que quiser.

Quanto acontece, é maravilhoso – mas como você pode fazer acontecer mais vezes?

Pessoalmente para mim, posso dizer que esses estados são vitais para o sucesso de cada ação que tomo.

 

Algumas pesquisas mostram que uma pessoa passa apenas 5% do seu dia nesse estado ideal de concentração.

 

Por que esse estado de flow é tão mágico e maravilhoso?

 

Pesquisadores dizem que durante esse período de flow, a parte do nosso cérebro responsável pelo nosso “ditador interno” fica em total silêncio. Isso significa que aquela voz que te põem em dúvida e desânimo, realmente desaparece quando você está em flow. Isso significa que você aumenta sua capacidade de produção porque sabe que PODE TUDO.

 

CHEGANDO A SUA ZONA DE TOTAL FLOW

Esse é um grande desafio para nós empresárias. Quando estamos começando nosso projeto, nosso sonho, é muito comum que você tenha que performar em diversos papéis, aquela velha história do “exército de uma mulher só”.

Para mim é assim, trabalho fortemente em todas as áreas do meu negócio, produzindo meus conteúdos, atendendo minhas clientes, montando meus planejamentos, interagindo nas mídias, etc etc. E muitas vezes é difícil ficar concentrada somente em uma tarefa que me permita atingir esse estado mágico de flow.

Então, uma dica aqui é que você olhe para todas as atividades que você faz durante seu dia e veja o que é possível melhorar na divisão do seu tempo. Por exemplo: Todo domingo a noite eu programo as atividades da semana, já deixo pronto todas minhas postagens para as mídias sociais, deixo conteúdos pré-agendados para que eu tenha mais tempo de poder me concentrar e ficar o maior tempo possível no “estado mágico” de produção.

É muito importante você se autoconhecer e entender onde funciona melhor e onde não tanto, para que tire o melhor proveito de tudo.

 

5 PASSOS PARA ENCONTRAR SUA ZONA DE FLOW

 

O ambiente é um grande aliado.

Aqui no meu escritório, gosto de silêncio e escutar ao fundo o barulho da água na minha fonte que fica próximo a minha mesa.

Outras vezes gosto de colocar algumas músicas clássicas enquanto produzo.

Essa é uma maneira que sei que consigo entrar nesse estado de fluxo. Sei que estou produzindo e entregando meu melhor.

 

Alguns rituais podem ser vitais para te ajudar a encontrar o seu melhor estado de concentração. É como se soubéssemos exatamente que fazendo isso e aquilo conseguimos atingir nosso melhor. Vira uma chave para o cérebro entender que agora é hora de produzir!

 

Aqui estão alguns rituais que podem te ajudar a entrar em flow:

  • Ler algumas páginas de um livro inspirador;

  • Ouvir podcast enquanto está se exercitando;

  • Tomar um bom café enquanto olha para as tarefas do dia que precisam ser executadas;

  • Ir a algum espaço coworking que você curta muito.

  • Ouvir músicas

  • Uma boa caminhada ao ar livre

Quanto mais você se desafiar e se conhecer, melhor vai entender o que realmente te fará entrar em flow e produzir em sua melhor versão. Aqui vão 5 sugestões para te ajudar:

 

  1.  Tenha certeza que você está trabalhando em sua zona de flow.

É difícil induzir o estado de flow quando você está trabalhando em algo muito difícil ou muito fácil. Lembre-se que é muito importante encontrar seu ponto de equilíbrio. Normalmente isso tende a ser o trabalho que você ama e se sente motivada e estimulada a fazer.

 

  1. Crie seu espaço

Faça seus rituais e cerque-se do que precisa para ter conforto (água, boa iluminação, seus materiais, etc). É difícil entrar em flow se você está com frio, calor, sede, frio, fome – Previna-se!

Elimine as distrações. Isso pode significar fechar as abas do computador com as redes sociais, e-mails, whatsapp, fechar a porta ou simplesmente ir para algum lugar onde você não será perturbada. Ou seja, tudo que possa te tirar do seu estado de concentração.

 

  1. Dê-se tempo suficiente

É importante que você tenha um bom tempo para entrar em estado de fluxo. Se você tem algum compromisso e sabe que tem que parar em breve, é provável que você não entre em fluxo. Leva um tempinho para você atingir esse estado. Pode ser legal também você trabalhar em períodos curtos, como ao invés de dizer que vai trabalhar durante 4 horas a fio, você estipular trabalhar por 25 minutos em algo e dar uma pausa. Essa é uma técnica chamada “Pomodoro”. Tem vários aplicativos pela web para ajudar você. E claro, se os 25 minutos acabarem e você quiser continuar no fluxo, tá tudo bem! J

 

  1. Deixe de lado suas expectativas e seu crítico interno

Pense aqui que não tem resposta certa ou errada. Se você estiver escrevendo, basta fazer sem se preocupar muito com o tamanho da letra, se o texto está bem pontuado, se a fonte é a que você quer. Se você está em algum processo criativo de montar seu produto online, fique presente que nenhuma ideia é doida. Como falei antes, quando você está em flow seu crítico interno é desligado, pode ser que você tenha que praticar um pouco até atingir esse estágio.

 

  1. Desenvolva suas habilidades

 Lembre-se que para entrar em estado de flow você deve ter as habilidades para executar a tarefa. Se você quer montar seu primeiro negócio digital, por exemplo, mas você não tem as habilidades necessárias, chances são que você não entre em flow.

Invista em treinamentos e outros recursos para que você seja capaz de cada vez mais se desafiar em novas atividades e atingir o estado de concentração ideal para que produza na sua melhor versão.

 

Uma vez que você atinge o estado de flow, você simplesmente sabe. Você fica feliz de estar conseguindo ser produtiva e chegando cada vez mais próximo dos seus sonhos e objetivos. Você sente uma sensação de foco, clareza e recompensa.

 

E este é o trabalho que me esforço para fazer todos os dias!

 

Compartilha aqui nos comentários qual sua estratégia para entrar em fluxo. Vamos inspirar a todas para que possamos ser melhores todos os dias!

 

 

Postado por Renata



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Re facebook1

           Renata Werner

Business Coach para Empresárias e Empreendedoras, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching  e absolutamente apaixonada por marketing digital onde desenvolveu seus Programas de Desenvolvimento e Capacitação Online “Mulher StartUP! & Empresária S.A. – Sou uma incentivadora do empreendedorismo feminino, colaborando na estruturação do SEU negócio e modelo de atendimento digital constituído e baseado em seus talentos únicos e poder pessoal.

Buscar no Blog

CLIQUE E PARTICIPE

 

Porto Alegre - Flores da Cunha
Rio Grande do Sul

Fone: 51 9 9604-6764

E-mail: Renata@RenataWerner.com.br