.

 Inscreva-se Para Receber meu

TREINAMENTO SEMANAL GRATUITO

Sobre  Como Construir um Negócio Incrível, Estratégias de Simples Implementação, Ferramentas Práticas que te tragam mais Sucesso, Vendas & Clientes, Empoderamento, Mentalidade Próspera com Alto-Astral e Bom-Humor. 

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como Utilizar a Estratégia do Oceano azul no seu Negócio

13/07/2017

O mundo dos negócios é cada dia mais competitivo. A concorrência que outrora era apenas física, hoje já vem de qualquer lugar do planeta. E para driblar essa forte competitividade você precisará ser sempre muito criativa e estar em busca da inovação.

E o mais difícil é perceber essa necessidade. Se você trabalha com serviços, é Coach, palestrante, especialista em alguma área, tem uma loja de maquiagem, de sapatos ou de depilação não importa. A internet encheu o seu segmento de concorrentes dos mais diversos tipos. Assim, as novas empreendedoras e empresárias ganham uma grande dúvida na cabeça: como fazer para ganhar da concorrência?

Uma estratégia relativamente recente vem ganhando força nesse sentido e pode ajudar muito se você está em um segmento saturado ou quer ser única em seu negócio – é a estratégia do Oceano Azul. Ela é aplicável a qualquer tipo de negócio e de grande diferencial para empreendedoras.

 

O que é a estratégia do Oceano Azul?

 

A estratégia do Oceano Azul é baseada justamente no que origina seu nome, ou seja, o oceano. Ao batizarem como “Oceano Azul”, seus criadores referiam-se justamente às regiões marítimas absolutamente abertas, sem ilhas, sem navios, sem nada.

Essas áreas são um infinito de azul sobre os quais qualquer navegador pode se aventurar sem saber o que esperar. Não há uma rota certa ou algo que atrapalhe, existe apenas a imensidão para avançar e buscar por surpresas e novidades.

E como isso pode se aplicar ao seu negócio? Pode parecer que não faz qualquer sentido aos negócios femininos, mas a relação é extremamente interessante para o mundo empresarial.

 

Como aplicar a estratégia do Oceano Azul no seu negócio?

 

Saindo do mar e voltando à terra, a aplicação da estratégia do Oceano Azul diz respeito a fazer justamente o oposto do que a enorme maioria das empreendedoras faz: tentar vencer seu concorrente. Parece uma ideia meio maluca em um primeiro momento, mas é uma atitude que pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.

O que acontece é que como a concorrência está praticamente em todos os lugares atualmente, a tentativa de superá-la será uma tarefa árdua e desgastante. Pode ser relativamente simples praticar preços menores do que o concorrente da mesma rua, mas e quanto ao e-commerce? É uma disputa que fica cada dia mais complicado vencer.

A ideia desse conceito é, portanto, fazer o caminho inverso. Ao invés de tentar superar os concorrentes a todo custo, você deve buscar novos mercados ainda inexplorados para investir e, assim, reduzir drasticamente a concorrência. Isto é, torna-la irrelevante.

Se você enxergar uma boa oportunidade será possível até encontrar algum nicho que sequer tenha concorrência. Aqui se encaixariam produtos e serviços inovadores e é justamente nesse ponto que reside o conceito de Oceano Azul: um mar aberto cheio de oportunidades para explorar.

 

Como usar a estratégia do Oceano Azul?

 

Evidentemente que por mais atrativa que seja essa não é uma estratégia que pode ser utilizada do dia para a noite. A criatividade precisa aflorar na hora, afinal não é fácil encontrar algo que ainda não foi abordado. Fosse assim certamente surgiriam sugestões inovadoras todos os dias.

Para chegar nessa proposta criativa e inédita você precisa deixar a mente trabalhar sem preconceitos ou autossabotagem. Busque no seu segmento o que você gostaria de ter e não encontra atualmente. Geralmente as nossas próprias vontades são excelentes indicadores nesse sentido de encontrar boas oportunidades.

O único cuidado que você deve ter está na preparação para essas atividades que deseja explorar. Não é porque você acha que incrementar algo no seu produto é bacana que o seu público também vai achar. Nessa hora é recomendável estudar sobre o tema ao máximo (a internet é uma grande aliada nesse sentido). Pesquisas de mercado também podem ajudar a medir o potencial da sua ideia.

De qualquer forma, a estratégia do Oceano Azul costuma produzir excelentes resultados para quem pratica. É muito mais gratificante encontrar novas soluções do que precisar buscar o tempo todo por alternativas para vencer os concorrentes.

 

setas-para-baixo

 

Experimente aplicar esse e outros conceitos como este em seu negócio. Agende sua entrevista gratuitamente por AQUI.

Postado por Renata



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Re facebook1

           Renata Werner

Business Coach para Empresárias e Empreendedoras, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching  e absolutamente apaixonada por marketing digital onde desenvolveu seus Programas de Desenvolvimento e Capacitação Online “Mulher StartUP! & Empresária S.A. – Sou uma incentivadora do empreendedorismo feminino, colaborando na estruturação do SEU negócio e modelo de atendimento digital constituído e baseado em seus talentos únicos e poder pessoal.

Buscar no Blog

CLIQUE E PARTICIPE

 

Porto Alegre - Flores da Cunha
Rio Grande do Sul

Fone: 51 9 9604-6764

E-mail: Renata@RenataWerner.com.br