.

 Inscreva-se Para Receber meu

TREINAMENTO SEMANAL GRATUITO

Sobre  Como Construir um Negócio Incrível, Estratégias de Simples Implementação, Ferramentas Práticas que te tragam mais Sucesso, Vendas & Clientes, Empoderamento, Mentalidade Próspera com Alto-Astral e Bom-Humor. 

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Do que Você realmente tem Medo em Seu Negócio?

26/07/2016

A maioria dos artigos que encontro por aí foca muito na questão de ferramentas, de como criar uma lista de e-mails, de como criar um formulário de contato, como criar um site que converte, tipo tudo o que você precisa fazer para alcançar sucesso em seu negócio – inclusive eu faço isso! – Isso acontece porque é bem simples falar sobre o passo a passo que você precisa fazer, te mostrar um checklist das melhores leituras, do que você precisa fazer para construir seu negócio com qualidade. Esses são assuntos que podemos testar e quantificar.

Mas tem um outro lado na construção de um negócio que muitas pessoas não gostam de falar: O lado emocional da coisa toda!

É… mas espere! Não podemos misturar nosso lado emocional com nossos negócios, certo? Bem, na minha opinião isso é uma grande piada. Se você está em um negócio seu, você empreendedora sabe exatamente que vivemos numa montanha russa de emoções. Ás vezes as coisas acontecem, ás vezes não acontecem, ás vezes você tem que fazer o que gosta e o que não gosta, de repente você é surpreendida com uma tarefa enorme e não sabe nem por onde começar para fazer tudo dar certo. Enfim… um montão de coisas!

Isso tudo te soa familiar? É sobre o MEDO que quero falar com você hoje. De você saber identificar e trabalhar esses grandes vilões que estão impedindo que você cresça em seu negócio. 

 

O MEDO COMO UMA EMOÇÃO PODEROSA

 

Eu acredito que construir e trabalhar em um negócio próprio é a melhor maneira de se de desenvolver como ser humano.  E sair da nossa zona de conforto significa encarar nossos próprios demônios.

Voltando um pouco sobre a questão da evolução humana, o medo sempre foi algo que nos manteve alertas aos perigos e nos deu forças que nem imaginamos que tínhamos para nos livrar de grandes enrascadas. O medo nos mantêm alertas afim de evitar os perigos.

Mas você há de concordar comigo que hoje em dia não há muitos dinossauros andando pelas ruas ou grandes animais famintos que estão somente esperando um descuido seu para o ataque… hehehe . O medo que sentimentos hoje não está tão relacionado com o sentido de preservar nossa vida mas sim com ultrapassar nossos próprios limites.

Nosso cérebro não gosta de coisas novas, ele gosta de nos manter numa posição que já conhecemos,  que não apresenta riscos e é mais fácil.

Mas estar sempre segura e fazer o que já é conhecido e fácil, no mundo de hoje não vai te ajudar a crescer e se desenvolver – especialmente no mundo dos negócios.

E com o passar do tempo eu percebo na minha jornada que aquilo que mais me apavora e me assusta são os pontos críticos que tenho que superar para levar meu negócio a um próximo nível.

Quando eu resolvi gravar meu primeiro vídeo acho que fiquei umas 3 horas tentando gravar umas poucas palavras num vídeo de 3 minutos. Tava toda esquisita! Ficava pensando será que esse trem vai ficar bom? Será que alguém vai olhar? Será que vão me odiar?

O lado bom é que tenho uma grande pessoa que anda ao meu lado que está sempre me incentivando e me colocando em um ótimo estado de espírito para que eu dê meu melhor e nisso me considero muito sortuda! Sem ele ao meu lado acredito que não teria feito metade das coisas que fiz até agora.

Mas o que de fato aconteceu é que ao praticar cada vez mais, coisas boas foram acontecendo no meu negócio, eu fui pegando cada vez mais prática e hoje gosto muito de fazer os vídeos  e com certeza fazê-los impactou em meus resultados significantemente.

E como é contigo? O que você sabe que deve fazer em seu negócio, mas não faz, porque você simplesmente está com medo?

A resposta é clara, a melhor maneira de aprender é fazendo, e a melhor maneira de superar seus medos é simplesmente experimentando, fazendo e se arriscando.

No meu caso, então, aprendi que o medo é uma emoção poderosa, não porque ele me diz para fugir gritando, mas porque me diz que estou prestes a ir para um próximo nível, estou à beira de algo grande.

 

 SUPERANDO O PERFECCIONISMO

 

Acredite ou não, perfeccionismo significa MEDO. E eu sei que neste exato momento você deve estar pensando “Quem essa guria pensa que é? Eu não tenho medo de nada! Só quero fazer tudo bem feitinho e certo!”

E isso, por si só, é o medo – medo ser visto como menos, de não ser boa o suficiente, de ser imperfeita.

Fique alerta: Ninguém é perfeito. Ninguém. Nem eu, nem você, nem seus ídolos, nem seus concorrentes. Ninguém.

Eu gosto muito de modelar e admirar algumas pessoas no mundo online, porém é importante lembrar que temos que colocar nosso tempero em tudo o que fazemos e, sobretudo, sabermos que cada pessoa trilhou um caminho para chegar onde está. Então você é única e especial com todas suas qualidades e pontos de melhoria. Lembre-se sempre disso!

Eu já errei bastante e ainda cometo meus erros, mas me orgulho disso pois significa que estou me colocando em movimento, tentando e fazendo acontecer. Vou melhorando cada dia mais. Um passo de cada vez.

 

MEDO DE FALHAR

 

Bem, acredito que, provavelmente, o medo mais comum no mundo dos negócios é o medo do fracasso.

Quando começamos algo, a primeira coisa que temos medo é que não vamos dar conta e que a estratégia vai por água abaixo.

Então, quando esse tipo de preocupação aparecer em sua mente você deve imediatamente se perguntar “Qual é a pior coisa que pode acontecer?”.  Mesmo que isso pareça meio estranho, você vai concluir que até a pior coisa que pode acontecer, na verdade não é assim tão ruim.

Certa vez li uma frase que faz todo o sentido. Em vez de dizer: “Eu estou com medo, porque isso pode falhar”, é preciso dizer para nós mesmas: “Eu estou com medo, porque isso é importante”. Neste sentido há uma grande mudança de perspectiva. Concorda?

 

MEDO DO SUCESSO

 

O sucesso não é algo para termos medo, mas, na verdade, muitas de nós lutamos com esse medo também – especialmente como empresárias e como mulheres.

O autor Gay Hendricks nos conta que todos nós impomos a nós mesmo um limite alto, e uma vez que alcançamos esse limite, automaticamente começamos a nos sabotar. É algo inconsciente.

Vamos dizer que teu negócio está andando às mil maravilhas, crescendo e de repente você é convidada a fazer uma palestra para mostrar sua mensagem a um número muito maior de pessoas.

Mas aí, você recusa o convite e esta tremenda oportunidade porque você tem medo de fazer a palestra. Porque é algo novo, fora da zua zona de conforto, assustador.

E este é o topo do limite do seu medo – o medo do sucesso. É muito provável que não seja a palestra que te assuste, mas a eminência de transição em que você estará jogando em outro nível.

 

IDENTIFICAR SEU MEDO É O PRIMEIRO PASSO

 

A boa novidade aqui é que identificar esses medos que estão te impedindo de alcançar coisas maiores em sua vida é o primeiro passo para superá-los.

O medo de algo em particular – como estar com medo de palestras, vídeos, etc. – raramente é realmente a raiz do seu medo. É normalmente um sintoma de perfeccionismo, medo do fracasso, ou medo do sucesso.

Lembre-se que o medo, neste caso, não está tentando te dizer para fugir do que você tem medo, mas na verdade apenas um sinal de como você se sente diante de algo grandioso.

 Você pode criar suas próprias estratégias para minimizar qualquer risco real, então respire fundo…

E enfrente-o!

 

Você se identificou com os medos acima? Compartilha nos comentários se você já se pegou sentindo medo do sucesso…

 

Olha que luxooo! Esse texto saiu no Portal dos Administradores! Clique Aqui para conferir.

 

Faça parte da minha lista V.I.P

Postado por Renata



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Re facebook1

           Renata Werner

Business Coach para Empresárias e Empreendedoras, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching  e absolutamente apaixonada por marketing digital onde desenvolveu seus Programas de Desenvolvimento e Capacitação Online “Mulher StartUP! & Empresária S.A. – Sou uma incentivadora do empreendedorismo feminino, colaborando na estruturação do SEU negócio e modelo de atendimento digital constituído e baseado em seus talentos únicos e poder pessoal.

Buscar no Blog

CLIQUE E PARTICIPE

 

Porto Alegre - Flores da Cunha
Rio Grande do Sul

Fone: 51 9 9604-6764

E-mail: Renata@RenataWerner.com.br