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Inteligência Estratégica nos Negócios Femininos

29/06/2017

Ter um negócio próprio é algo extremamente divertido e desafiador. Não é fácil gerenciar todos os aspectos que envolvem o empreendedorismo, especialmente em um mundo de tanta informação e tecnologia como o que vivemos atualmente. Nesse processo muitas mulheres esquecem-se de desenvolver a inteligência estratégica nos negócios femininos.

Veja, não é apenas um clichê ou um detalhe: fazer um bom planejamento é mais do que essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio – e o empreendedorismo não pode viver essa realidade de maneira isolada. Nele estarão boas soluções para problemas que certamente virão.

E ao pensar em problemas isso não significa que você esteja sendo pessimista. É simplesmente inimaginável encontrar qualquer tipo de negócio que não passe por dificuldades. A falta de orçamento para uma campanha, vendas ruins, clientes insatisfeitos, funcionários insatisfeitos… Em algum momento algo irá acontecer – e se fosse fácil todas as pessoas seriam empreendedoras e estariam com seus negócios o tempo todo de vento em popa.

 

 

O Que é a Inteligência Estratégias nos Negócios Femininos?

 

Quando falo sobre inteligência estratégica refiro-me basicamente ao planejamento. E o planejamento não é apenas algo especial para uma situação específica: ele deve ser feito e refeito constantemente e por diversas oportunidades.

Pode parecer exagero, mas o desenvolvimento de uma inteligência estratégica deve começar antes mesmo de abrir seu negócio. A esse processo dá-se o nome de plano de negócios, isto é, a etapa de análise e preparação sobre as diferentes variáveis dentro desse contexto empresarial.

 

 

Por que realizar um plano de negócios?

 

É incrível o número de pessoas que simplesmente abrem o seu negócio sem a devida preparação inicial. Não é apenas o gostar de determinado nicho que irá definir sobre a viabilidade ou não de uma ideia para você iniciar seu plano de empreender.

Suponha que você queira abrir uma loja de maquiagem. A ideia em si não seria ruim, afinal é um produto que está constantemente sendo buscado pelo público feminino. Contudo, abrir a sua loja de maquiagem em uma rua que tenha outras duas lojas pode ser um grande problema.

E por que é um problema? Porque a abertura seria em um local com concorrência concentrada e, desta forma, seria ainda mais difícil estabelecer o espaço dentro do nicho. As demais concorrentes certamente já possuiriam um público fidelizado que seria difícil de conquistar.

Esses detalhes jamais passariam batidos caso você realizasse um estudo prévio em busca do melhor planejamento para negócios femininos. Nessa etapa tudo que envolve o nicho deve ser analisado, bem como as partes interessadas.

 

 

Como Fazer o Melhor Planejamento para os Negócios Femininos?

 

Uma dúvida muito comum de qualquer empreendedora é por onde começar. Embora pareça um bicho de sete cabeças, o planejamento está longe de ser algo inviável e qualquer um pode iniciar o seu. A desculpa de que é algo muito difícil tende a ser usada para simplesmente não fazermos, mas os riscos sobre o negócio multiplicam-se.

Tente sempre traçar um guia de tudo que envolve o seu produto ou serviço. Não é porque um produto é amado pelo público feminino (como o exemplo da maquiagem) que ele funcionará por si só.

A etapa de planejamento envolve também toda parte financeira. Você tem dinheiro suficiente para aguentar quanto tempo sem lucros? O capital de giro é essencial para a sobrevivência dentro do mercado. É comum que novos negócios sofram no começo e é ele que garante maior tempo de vida.

Os custos também serão direcionados nessa etapa. Em caso de negócios físicos, pense em tudo que irá precisar, desde estoque para vender, passando por funcionários e mesmo a parte de móveis e acessórios. A estrutura também deverá ser montada e tem grande impacto sobre a percepção do cliente.

Em se tratando de serviços, pense em quais ferramentas você irá utilizar, onde e como serão seus atendimentos, online ou presencial? Que outros tipos de soluções você pode oferecer ao seu cliente? Que ações precisam ser feitas para lotar sua agenda? Que capacitações você poderia fazer e que agregariam valor ao seu serviço?

Atualmente existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis pela internet à fora para que você desenvolva sua inteligência estratégica. E caso ainda reste algum receio, não hesite em buscar ajuda. Procure instituições em sua cidade, pessoas da sua rede de networking que tenham conhecimento sobre o assunto, alguém que já esteja alguns passos à frente que você no negócio que você está pensando em abrir, enfim, as alternativas são muitas

Quem já tem o seu empreendimento sabe dos erros de iniciantes e sempre terá dicas valiosas na hora de colocar o sonho do próprio negócio em prática.

 

Um abraço e bons negócios!

 

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Postado por Renata



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           Renata Werner

Business Coach para Empresárias e Empreendedoras, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching  e absolutamente apaixonada por marketing digital onde desenvolveu seus Programas de Desenvolvimento e Capacitação Online “Mulher StartUP! & Empresária S.A. – Sou uma incentivadora do empreendedorismo feminino, colaborando na estruturação do SEU negócio e modelo de atendimento digital constituído e baseado em seus talentos únicos e poder pessoal.

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