.

 Inscreva-se Para Receber meu

TREINAMENTO SEMANAL GRATUITO

Sobre  Como Construir um Negócio Incrível, Estratégias de Simples Implementação, Ferramentas Práticas que te tragam mais Sucesso, Vendas & Clientes, Empoderamento, Mentalidade Próspera com Alto-Astral e Bom-Humor. 

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Sabotadores e Autossabotagem nos Negócios Femininos

22/06/2017

O mundo mudou muito nos últimos tempos. A mentalidade antiga já se tornou ultrapassada e as influências na sociedade são fortes. Uma delas é a maior liberdade das mulheres para atuar no mundo dos negócios através do empreendedorismo. A grande questão sobre tudo isso é que os pequenos detalhes podem se tornar grandes inimigos: a influência da autossabotagem nos negócios femininos.

 

É claro que isso não parece ter tanta importância em um ambiente de tantas informações. Planejamento, estratégias, custos, vendas, marketing, são muitas as variáveis no mundo dos negócios e das empresárias e isso acaba por fazer com que a maioria das mulheres ignore os aspectos psicológicos que naturalmente influenciam a tomada de decisão.

 

O emocional é, talvez, a parte mais importante de qualquer processo. Para tomar boas decisões ele precisa estar em harmonia e equilíbrio, afinal poderá influenciar para o bem ou para o mal as ações. E é aqui que reside um dos grandes perigos dos negócios femininos.

 

O que é a autossabotagem?

 

O nome é um tanto quanto autoexplicativo, mas a autossabotagem trata-se basicamente de uma ação mental que acontece com muitas pessoas naturalmente e tem grande efeito negativos sobre a realidade. Nesse processo a cabeça joga contra o que é melhor para nós – e muitas vezes quase que de maneira inconsciente.

 

Os sabotadores são os inimigos internos. São um conjunto de padrões automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham em força contrária ao seu verdadeiro potencial.

 

É realmente incrível a quantidade de situações que acabam falhando apenas pela interferência emocional e mental. Ao pensar de maneira negativa, o foco das ações acaba sendo prejudicado. Muitas boas ideias acabam sendo engavetadas apenas pelo pensamento de que não irá funcionar.

 

A sabotagem nos negócios femininos tem ainda mais influência na atual situação brasileira onde a população tem um poder destrutivo imenso. É cada vez mais comum encontrar gente destrutiva, isto é, aquele tipo de pessoa que só quer criticar e ver defeito nas suas propostas. Eu costumo de chamar de pessoas e relacionamento tóxicos – aqueles que não agregam nada, bem pelo contrário, só tem a intenção de fazer você acreditar que não é boa o bastante.

 

Nesse contexto, passa a ser fundamental estar atento ao fator mental. As críticas certamente surgirão e, caso a autossabotagem apareça na sua mente, certamente será fatal para o sucesso de qualquer boa ideia – independente se para o âmbito pessoal ou profissional.

 

Autossabotagem e Machismo

 

Não é apenas com as críticas que a autossabotagem mostra suas “garras”. O preconceito ainda é muito existente no mercado de trabalho feminino e, embora seja minimizado pela maior parte das empresas, quem busca informações sobre o tema sabe como isso ainda é muito presente.

 

Não é difícil encontrar organizações que paguem valores menores às mulheres do que paga para os homens em atividades absolutamente semelhantes (ou mesmo iguais). Ignorar isso no contexto do empreendedorismo seria muito tolo: o preconceito existe e muitas vezes mais perto do que imaginamos.

 

A própria família pode ser um empecilho. Por vezes elas podem desencorajar o início das atividades ou dizer que algo não vai dar certo, colocando uma carga alta de pressão sobre nós mulheres. Não faltam exemplos de situações em que o pessimismo supera o realismo.

 

Disso tudo surge a importância de controlar e criar suas próprias estratégias para enfraquecer e minimizar a autossabotagem nos negócios femininos. Se o empreendedorismo já é uma atividade mais complexa já que não há salário fixo e a carga de responsabilidade sobe agressivamente, não há nada pior do que gerar uma pressão adicional. É cada vez mais difícil encontrar o apoio de terceiro e mais fácil se deixar levar por pensamentos negativos.

 

O que fazer com a autossabotagem nos negócios femininos?

 

Ao contrário do que muitos pensam, a melhor maneira de trabalhar o mental em relação à autossabotagem não é ignorá-la, mas reforçar a atenção e praticar o ato de ficar consciente quando nossos inimigos aparecerem. Não é possível “proibir” a cabeça de influenciar negativamente os seus negócios, portanto, o trabalho deve ser no sentido de administrar, reconhecer, acolher e minimizar seus efeitos.

 

Uma coisa é certa: no dia-a-dia surgem sempre os altos e baixos. Em um dia tudo funciona e a felicidade surge automaticamente, no outro um telefonema é capaz de deixar tudo da pior forma possível. Nem um, nem o outro são corretos, mas o cuidado deve ser redobrado quando sua confiança está em baixa: é nessa hora que os elementos sabotadores costumem aparecer.

 

Por isso é importante realizar sempre um filtro sobre tudo que aparece na nossa mente. Uma maneira interessante é sempre se perguntar duas vezes sobre cada pensamento, verificando quais são outras possíveis alternativas para a resolução desta mesma situação.

 

Fazendo uma boa administração do aspecto mental, os resultados profissionais (e também pessoais) serão certamente muito melhores. É realmente impressionante o efeito que a autossabotagem nos negócios femininos pode prejudicar sua evolução pessoal e, principalmente, profissional.

 

Atente-se sempre para isso.

 

Para um histórico sobre o tema de como esses “sabotadores” foram inseridos em nossa mente, assista a esta aula:

Mulher Líder de Si Mesma e a Arte de Tomar Decisões

 

Gostaria de conhecer e enfraquecer seus sabotadores, montar um plano de desenvolvimento para combatê-los e alcançar seu verdadeiro potencial? 

Agende AQUI seu Atendimento Personalizado

Postado por Renata



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Re facebook1

           Renata Werner

Business Coach para Empresárias e Empreendedoras, certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching  e absolutamente apaixonada por marketing digital onde desenvolveu seus Programas de Desenvolvimento e Capacitação Online “Mulher StartUP! & Empresária S.A. – Sou uma incentivadora do empreendedorismo feminino, colaborando na estruturação do SEU negócio e modelo de atendimento digital constituído e baseado em seus talentos únicos e poder pessoal.

Buscar no Blog

CLIQUE E PARTICIPE

 

Porto Alegre - Flores da Cunha
Rio Grande do Sul

Fone: 51 9 9604-6764

E-mail: Renata@RenataWerner.com.br